Receita: Bolo sueco maçapão

Receita: Bolo sueco maçapão

Bolos
Deixe sua avaliação
Receita: Bolo sueco maçapão
Receita: Bolo sueco maçapão

Receita: Bolo sueco maçapão

Como fazer maçapão:

Fazer bolo maçapão em casa é mais fácil do que você imagina e requer apenas dois – ingredientes – básicos.

Descubra como fazer maçapão, passo a passo!

Ingredientes do maçapão:

Há surpreendentemente muito poucos ingredientes no maçapão, com apenas dois ingredientes que você absolutamente precisa:

  • Amêndoas
  • Açúcar = Maçapão

O maçapão pode ser feito de diferentes maneiras, mas dois ingredientes são constantes: amêndoas e açúcar. A proporção de amêndoa para açúcar varia de receita para receita.

O maçapão pode ser feito de amêndoas inteiras ou farinha de amêndoa. No entanto, o uso de amêndoas inteiras é preferível porque na farinha de amêndoa, as amêndoas têm maior exposição ao oxigênio, o que afeta a vida útil.

Embora você possa comprar amêndoas inteiras descascadas (branqueadas), começar com amêndoas cruas com casca e reservar um tempo para descascá-las você mesmo produz o melhor resultado.

Não há necessidade de ovos,
Algumas receitas pedem clara de ovo para tornar o maçapão maleável. Mas a clara de ovo não é essencial para fazer maçapão. Além disso, os ovos crus podem conter salmonela, o que levanta preocupações particulares porque o maçapão, ao contrário da pasta de amêndoa, é frequentemente consumido cru.

Além disso, o ovo torna o maçapão inadequado para uma dieta vegana. Portanto, atenha-se às receitas de maçapão sem ovos para mantê-lo seguro e fácil para que todos possam desfrutar!

Aromas e corantes opcionais
A adição de aromas como água de rosas, extrato de amêndoa ou água de flor de laranjeira é opcional. Da mesma forma, você pode optar por deixar o maçapão em seu estado natural ou adicionar corante alimentar.

Como fazer maçapão, passo a passo
Rende cerca de 1 xícara

  • 1 xícara de amêndoas cruas, de preferência com casca
  • 1 ¼ xícaras de açúcar de confeiteiro
  • Uma colher de chá de água, mais conforme necessário
  • algumas gotas de água de rosas, extrato de amêndoa ou água de flor de laranjeira (opcional)
  • corante alimentar (opcional)
  1. Descasque as amêndoas
    Se estiver usando amêndoas com casca, coloque-as em uma tigela resistente ao calor e cubra com água fervente. Deixe-os descansar por alguns minutos, o que vai soltar as peles. Quando a água esfriar o suficiente para manusear, retire as amêndoas, algumas de cada vez, e retire as peles. Enquanto isso deixe as outras amêndoas na água morna, senão fica mais difícil tirar as cascas. Coloque as amêndoas descascadas em uma peneira para escorrer.
  2. Seque as amêndoas descascadas
    Espalhe as amêndoas em papel toalha ou em um pano de prato limpo para secar por alguns minutos.
  3. Triture as amêndoas
    Coloque as amêndoas no processador de alimentos e processe até obter uma consistência muito fina, raspando as laterais e o fundo da tigela conforme necessário.
  4. Processe com açúcar
    Adicione o açúcar de confeiteiro e 1 colher de chá de água. Continue processando até formar uma pasta grossa e lisa. Se a mistura permanecer seca e quebradiça, adicione água, cerca de ¼ colher de chá de cada vez. Continue a raspar as laterais da tigela do processador de alimentos.
  5. Opcional: adicione aromatizante ou corante
    Quando a mistura de maçapão estiver lisa e sem grãos, adicione aromatizante (se estiver usando) e processe por mais alguns segundos.

Se você quiser tingir o maçapão da mesma cor, você pode adicionar o corante alimentar no final do processamento (você também pode amassar o corante alimentar após o período de descanso). Um pouco vai longe, então comece com 1 a 2 gotas e deixe o processador de alimentos funcionar até que a cor seja misturada uniformemente, então adicione mais até obter a cor desejada.

  1. Amasse e descanse
    Usando uma espátula de silicone, retire o maçapão do processador de alimentos e amasse-o brevemente para compactá-lo. O maçapão recém-preparado é difícil de moldar, portanto, faça pelo menos um período de descanso durante a noite antes de usá-lo.

Armazenamento de maçapão
Coloque o maçapão em um recipiente com tampa e tampe bem. Leve à geladeira durante a noite, melhor um dia inteiro, antes de usar. Você também pode congelá-lo, que é a melhor maneira de armazenar o maçapão caseiro se você não usá-lo dentro de uma semana.

Ideias e inspiração de maçapão:
É isso! Seu maçapão está pronto para uso em apenas alguns passos simples e fáceis.

Veja também essa receita incrível…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *